quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ventos de IncomPeTência.

Sou um mero Mandruvá, vocês sabem. Minha vida consiste em ficar na copa das árvores comendo, dormindo e descansando com a brisa que sopra continuamente. Às vezes, contrariando o que se espera de nossa espécie, eu penso. Por isso, sou chamado pelos meus pares de O pensador. É claro que eles usam isso de forma jocosa, mas eu não me importo, afinal se os humanos que deveriam pensar muita vez, agem como Mandruvás, porque eu não posso agir como humano esporadicamente?

E foi na tépida tarde de ontem quando uma fresca soprou, que comecei a pensar que hoje seria um dia de comemoração, afinal 12 parques do MAIOR COMPLEXO EÓLICO da América Latina estão fazendo um ano de vida.

Inaugurado em julho de 2012, com suas 184 imponentes torres de 80 metros de altura, no cume de morros que estão cerca de 860 metros acima do nível do mar,abrangendo três municípios do Sudoeste da Bahia, com capacidade de atender a demanda de 2 milhões de pessoas. 

Sem dúvida motivos para celebrar não faltariam: a Energia Eólica como se sabe é aquela produzida pelos ventos, uma fonte renovável e inesgotável, limpa e segura, com preços mais competitivos que outras fontes de energia, como o carvão das termelétricas e as grandes usinas hidrelétricas.

Mas pesquisando um pouco, decide guardar o bolo, não acender a velinha e cancelar o churrasco de folhas de bananeira que iria oferecer aos meus amigos, pois nada há para comemorar.

E por quê?

Simplesmente porque a energia que poderia estar sendo gerada pelo parque Eólico acima descrito não existe.

A incomPeTência dos nossos governantes, fez o leilão em 2008 e a empresa Renova Energia ganhou o direito de construir, operar e gerir a energia que seria produzida, ficando para a CHESF - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - a obrigação de construir as linhas de transmissão para captar a energia produzida no Complexo e distribuir aos consumidores. A CHESF simplesmente não fez a sua parte e apesar de pronto, o Parque Eólico não produz um kw de energia sequer.

Isso por si só já seria um absurdo.

Mas no Brasil o que é ruim fica sempre pior.

No referido leilão, ficou estabelecido em contrato que à partir da data de inauguração do Complexo a CHESF estaria obrigada a pagar mensalmente pela quantidade de energia produzida, mesmo que não a utilizasse com isso o prejuízo já bateu na casa de 400 milhões de reais.

É isso mesmo.

A Renova instalou o Parque e não produz energia.
 A CHESF paga pela energia que não usa por não ter as linhas de transmissão para “retirar” a mercadoria e o povo, sempre o povo, paga a conta, afinal a CHESF transfere esta fatura para a conta dos consumidores, pois segundo a Aneel é considerada custo extra.

Simples assim.

Os ventos da IncomPeTência sopram com toda a força neste pobre país.

Até quando?


Nenhum comentário:

Postar um comentário