quarta-feira, 10 de julho de 2013

O Gigante adormeceu novamente?

Um canto esteve na boca e nos cartazes dos manifestantes que varreram as ruas do país em junho de 2013: " O GIGANTE ACORDOU..., uma clara alusão aos versos do Hino Nacional Brasileiro " deitado eternamente em berço esplêndido...". Parecia que de fato o Gigante Brasil havia acordado.
O despertador fora o aumento das tarifas de ônibus em São paulo e como um rastilho de pólvora, incendiou o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. A tão propagada servidão do povo parecia estar com os dias contados e os estudiosos de todas as áreas correram a fazer prognósticos de como seria o país pós outono 2013.

No rastro de saques, vandalismos, palavras de ordem e reivindicações justas, o Congresso Nacional, decidiu mostrar serviço aos manifestantes. Enterraram a PEC 37, engavetaram o projeto que inibia a criação de novos partidos. 
A presidANTA fez uma trapalhada inenarrável para ofuscar a tal voz das ruas e propôs uma Constituinte exclusiva para Reforma politica, sem consultar o vice presidente, professor de direito constitucional Michel Temer, líder do PMDB, o maior partido da base aliada. Não colou.
Depois propôs outra ideia de jerico, um plebiscito sobre reforma politica, que deveria ser elaborada e colocada em prática até 5/10/2013 para que pudesse valer já para as eleições de 2014. Também não colou.

A pressa em dar respostas aos manifestantes fez nascer propostas irrealizáveis e dispendiosas para o erário.

Na surdina porém, parece que o GIGANTE CAIU NO SONO NOVAMENTE.
Onde estão os manifestantes que não levantaram as vozes após os presidentes do Senado - Renan Calheiros- e da Câmara - Henrique Alves-  transformarem a FAB  em táxi aéreo particular?

Onde as vozes das ruas que não se fizeram ouvir após o Senado enterrar a PEC que acabava com o 2º suplente de senador e a proibição de parentes como suplentes dos mesmos?

O Congresso derrubou os percentuais dos royalties do petróleo para saúde e educação e nenhuma voz se fez ouvir...

Os partidos políticos tentaram cooptar os líderes dos movimentos sociais e pegar carona nas legitimas manifestações das ruas.

Agora as vozes se calaram...
Quase nada foi conquistado...

A presidANTA agora faz populismo com a questão da saúde, importando médicos sem que seus diplomas sejam revalidados. 

E a tal das vozes das ruas se calam mais uma vez...

Ao som do mar e luz do céu profundo, o GIGANTE VOLTOU A SEU ESTADO LETÁRGICO.

Será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário