terça-feira, 16 de julho de 2013

Renascimento Brasileiro


RenascimentoRenascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da  História da Europa aproximadamente entre fins do século XIV e meados do século XVI. Este período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. 
Apesar destas transformações serem bem evidentes na cultura, na sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, filosofia e nas ciências.
Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. O termo foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasari já no século XVI, mas a noção de Renascimento como hoje o entendemos surgiu a partir da publicação do livro de Jacob Burckhardt A cultura do Renascimento na Itália  (1867), onde ele definia o período como uma época de "descoberta do mundo e do homem"

No Centro Cultural banco do Brasil (CCBB) de São Paulo, está aberta à visitação pública gratuitamente a exposição "Mestres do Renascimento" com 57 obras de artistas como Rafael, Ticiano, Leonardo da Vinci, Michelangelo e Tintoretto. A mostra ficará na capital paulista até 23/09/2013 e depois seguirá para Brasilia (DF).
Além de seu aspecto cultural a mostra em questão se faz emblemática pelo momento em que está sendo realizada.
Parece que o Brasil está vivendo seu próprio "Renascimento" com a onda de protestos que tomou as ruas do país no final do outono último, ou como bem cunhou em sua nova canção a banda de rock RPM, uma "primavera Tropical".
Todas as questões a que se dedicaram os homens de gênio renascentistas estão presentes nas manifestações brasileiras de agora.
O desejo de mudança que emergiu das vozes há tanto silenciosas, gritam agora, por tantas questões como pudemos ler nos cartazes que desfilaram pelas ruas da megalópole paulistana: " Hospitais padrão Fifa", Abaixo à corrução", "prisão aos mensaleiros", "Fora PT", " Dilma, me chama de copa e investe em mim", "Copa o caralho, educação, saúde e trabalho", Não são só os R$0,20", "Aique que devolver meu dinheiro" (SIC) entre tantos outros...
Penso que este "renascimento" da sociedade brasileira é absolutamente legítimo e positivo. Me parece que o gigante acordou de fato.
Espero no entanto, que a força da grana que ergue e destrói coisas belas, como cantou Caetano, não seja forte o suficiente para cooptar as tais lideranças horizontais e calar suas vozes com promessas a longo prazo (que nunca se cumprirão) além de cargos e mesadas imediatas.
Desejo de fato, estar vivendo este maravilhoso período de Renascimento brasileiro para que no futuro se façam estudos sobre este momento, tal qual o fazemos do original movimento italiano.
Depois de São paulo a mostra seguirá para Brasilia. Se conseguirmos de fator renascer a capital da grana e a capital da politica, o Brasil tende a viver um período maravilhoso cujo grande mecenas será, no entanto, a voz do povo.
Uma obra de arte, enfim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário